terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cidades que ficaram mais baratas com a crise europeia

A crise econômica não está dando descanso aos países da Europa. Na contramão desse cenário desolador, alguns encontraram no turismo uma forma (quase a única) para melhorar sua já prejudicada economia. Quatro deles ficaram conhecidos como PIGS - inicial dos nomes de Portugal, Itália, Grécia e Espanha.

Florença (ou Firenze)
Apelidados assim pela imprensa inglesa, essas nações ao sul da Europa foram os principais afetados pela crise e os que viram o turismo florescer como consequência. Há um beneficio mútuo: para os locais, o turismo dinamiza as atividades e o movimento em hotéis, lojas e restaurantes. Para o turista, a hora é de aproveitar preços baixos, ofertas, descontos e promoçőes.

Isso, somado ao Real muito forte e uma economia brasileira cada vez mais estável, faz com que viajar pela Europa acabe sendo muito mais acessível atualmente.


Portugal é o primeiro nome da lista. O país já costumava ter preços relativamente baixos comparado com Inglaterra, França ou Alemanha, e tem muitas atraçőes igualmente encantadoras. Sua capital, Lisboa, chama a atenção pela beleza de sua arquitetura em meio às suas tradicionais ladeiras com bondinhos. Nas redondezas da localidade, pequenas cidades como Sintra, com belos castelos; e Cascais, conhecida por suas praias, são uma alternativa para viagens curtas.

Cerca de 300 quilômetros ao norte, Porto, segunda maior cidade do país, é também um destino imperdível e uma das localidades preferidas pelos turistas que desembarcam em terras lusitanas. Ao sul, também a uns 300 quilômetros, a região do Algarve, com suas agradáveis praias, é um dos principais destinos de verão entre os europeus.

A Itália representa o "I" dos PIGS. O país da bota tem sofrido bastante com as conseqüências da crise econômica que afeta o velho continente. Uma boa oportunidade para conhecer este país único, aproveitando ao máximo sua gastronomia, cultura, praias e lojas de roupas de marca. Indo das cidades do norte do país, como Milão, Roma, e Florença; passando pela magnífica costa Amalfitana para chegar ao sul do país, em cidades como Nápoles; e as belas ilhas de Sicília e Sardenha; tudo somado mostra que a Itália tem um número impressionante de atraçőes para todos os gostos. E o melhor: com preços mais baixos do que em épocas pré-crise.

A Grécia é, provavelmente, o país que tem dado mais dor de cabeça aos líderes da União Europeia - e a nação que mais sofre com a quebra econômica. Mesmo com tantas dificuldades, o país continua sendo o berço da civilização ocidental e possui inúmeras atrações para relembrar sua importância para o mundo.

A Acrópole de Atenas, com seu imponente Partenon, e as ruínas e vestígios históricos que completam o panorama, são as principais atraçőes turísticas da capital grega. Mas estão longe de ser as únicas, numa cidade que conta também com pontos como a praça Syntagma e o templo de Posseidon. E ainda as milhares de ilhas e ilhotas espalhadas em seu litoral, como Creta, Mykonos ou Santorini.

O último país dos PIGS, a Espanha ("Spain" em inglês) também está sentindo, e muito, a crise econômica europeia. Agora, mais do que nunca, este país de tradição hospitaleira passou a receber de braços abertos os turistas que chegam para gastar seu dinheiro em solo espanhol. Seja em Madri ou no grande e belo litoral, em cidades como Valência e Barcelona; ou nas míticas ilhas de Maiorca e Ibiza, a Espanha tem muitos motivos para atrair visitantes, que aproveitam a excelente atmosfera os drinques e as "tapas" (petiscos) boas e baratas.

Com o agravamento da crise, o termo PIGS acabou virando PIIIGS, incluindo, além dos quatro países anteriores, a Irlanda e a Islândia. A Irlanda, que já foi um exemplo de crescimento econômico, encontra-se hoje entre os países mais afetados. E se isso não deixa sua capital, Dublin, menos interessante, bela, e atraente culturalmente, faz ao menos com que os preços, que nunca foram excessivos, tenham ficado bem em conta. O país tem também atraçőes naturais, como os Lagos de Killarney, no sudoeste; as praias de Galway; e a famosa Calçada dos Gigantes.

A Islândia esteve no olho do furacão da crise europeia em 2008. A ilha, afastada do continente por cerca de 1000 quilômetros, merece, e muito, a visita. Tudo por conta de suas maravilhas naturais: gêiseres, geleiras, fiordes e vulcőes são só algumas das paisagens incríveis e improváveis espalhadas pelo pais. Destino que costumava ser bastante caro e, agora, se tornou acessível e repleto de ofertas e promoções.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;