quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Conheça 10 destinos que parecem de outro planeta

Sem dinheiro para fazer uma viagem espacial em 2012? Alguns destinos encontram-se na Terra, mas poderiam muito bem fazer parte da superfície da Lua, de Marte ou de algum planeta ainda desconhecido, com paisagens desabitadas e diferentes. O Terra selecionou dez destinos que parecem de outro planeta.


Lanzarote, Ilhas Canárias
Ilha mais oriental das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol ao largo de Marrocos, Lanzarote tem paisagens que poderiam fazer qualquer astronauta se sentir em missão. Com vulcões, rios de lava, e muitas paisagens vulcânicas com areia pedras escuras, Lanzarote tem também águas calmas e verdes que formam belas praias.


Vale da Lua, Chile
O deserto do Atacama tem paisagens surpreendentes. A 17 km da cidade de San Pedro do Atacama, no norte do Chile, o Vale da Lua é uma área com formações de pedra e areia talhadas pelo vento. Turistas do mundo inteiro visitam o vale por sua grande semelhança com as paisagens lunares exploradas por Neil Armstrong e Buzz Aldrin. O melhor momento para visitar é ao por do sol, que ressalta as diferentes tonalidades de vermelho, rosa e laranja nas pedras.


Arches National Park, Utah
Visitar o Parque Nacional de Arches, no sudeste do estado americano de Utah, dá certo gostinho de se estar em Marte, o planeta vermelho. Crateras, cânions, imponentes formações geológicas e, principalmente os mais de 2 mil arcos de pedra que dão nome ao parque, são algumas das belezas que podem ser avistadas nas trilhas.


Lago Abbé, Etiópia e Djibuti
Abbé é um grande lago salgado de 320 km² situado entre a Etiópia e o Djibuti, com grandes planícies de sal e ¿chaminés¿ de pedra que soltam uma fumaça com cheiro de enxofre vindo de baixo do lago. As paisagens lembram tanto outro planeta que o local foi escolhido para rodar o filme O Planeta dos Macacos.


Salar de Uyuni, Bolívia
O salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com mais de 12 mil km² a mais de 3,6 mil metros acima do nível do mar, no altiplano boliviano. Vestígio de um antigo lago salgado, o salar tem paisagens únicas, com extensões de um solo branco que parece não acabar nunca e que reflete o azul do céu durante a época de chuvas.


Capadócia, Turquia
No centro da Turquia, a região da Capadócia já era habitada desde o ano 1800 antes de Cristo e foi um refúgio dos perseguidos durante os primeiros anos do cristianismo. Mas o que mais impressiona os turistas que visitam a Capadócia são suas formações rochosas cônicas com dezenas de metros de altura, e casas e monumentos talhados em seu interior.


Vale de Nubra, Índia
Chamado muitas vezes de ¿Terra da Lua¿, Nubra é um grande vale a 150 km de Leh, capital da região e Ladakh, no norte da Índia. Com poucos habitantes e meses de inverno rígidos, o vale tem paisagens lunares com montanhas áridas e grandes espaços vazios. Chegar até o vale é mais fácil do que chegar à própria lua, mas nem tanto, com condições climáticas inóspitas e um acesso muito difícil e que depende de uma autorização especial de militares indianos.


Linhas de Nazca, Peru
O Peru é um país com muita riqueza cultural, vestígios de civilizações e mistérios escondidos. O maior destes mistérios é formado pelas enigmáticas linhas de Nazca, gigantescas figuras desenhadas na terra no deserto de Nazca, a 450 km ao sul de Lima, capital do país. Os desenhos podem ser avistados apenas desde o ar, e paisagem do árido deserto, combinado com estas figuras cuja origem é desconhecida, fazem das Linhas de Nazca um espetáculo único.


Parque de Ischigualasto, Argentina
A província de San Juan, no norte da Argentina, guarda em seu território um dos mais belos parques do país. Conhecido como ¿Vale da Lua¿, o Parque de Ischigualasto tem todo tipo de formações geológicas, com torres de pedra, cânions, grandes penhascos e até um campo com pedras redondas que parecem ter sido polidas por humanos. Mas tudo, nestas paisagens "lunares", é obra de milhões de anos de trabalho da natureza.


Islândia
A Islândia tem visuais incríveis, com geleiras, cachoeiras e gêiseres, entre muitas outras maravilhas. Mas são os terrenos vulcânicos desta ilha afastada que mais dão aos turistas a sensação de estar em outro planeta. Algumas das mais impressionantes podem ser encontradas em volta do lago de Myvatn, no norte do país, com rios de lava e fumaça que sai em meio às pedras vulcânicas vindas do Krafta, um dos vulcões mais ativos da Islândia.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;