quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Minha viagem para o Chile

Sempre sonhei em conhecer o Chile e um dos seus principais atrativos: a neve.

Só não esperava em realizar esse sonho com tanta rapidez, pois ganhei esse pacote maravilhoso com direito a acompanhante,  em um sorteio oferecido por uma operadora de viagens.

Convidei uma amiga pra ir comigo e tivemos apenas três meses para planejar a viagem,  mas esse tempo foi suficiente, pois esse é um destino muito procurado por turistas do nosso país e consequentemente é muito comentado por quem já foi ou por quem sonha em conhecer esse lugar tão diferente do nosso.

Irei transcrever abaixo, algumas das melhores sensações que vivi e momentos que jamais serão esquecidos. Terão algumas dicas de hospedagem, restaurantes, transporte e passeios.

Passamos 6 dias e levamos muita bagagem,  já que estava muito frio por lá,  cerca de 5°C. Como não estávamos acostumadas com esse tipo de clima, ficamos com medo de passar frio e não curtir a viagem, mas nada que um casaco, luvas, cachecol e botas não resolvam.

Saímos de Fortaleza com destino a Santiago, com conexão em Guarulhos. Esperamos 4 horas em São Paulo, mas o tempo passa rápido, pois não quem consiga resistir a tentação chamada Duty Free (livre de impostos), que contém produtos importados com valores bem abaixo dos que encontramos nas lojas.

Como o pacote era completo com todos os serviços inclusivos (transfers, city tour, hospedagem e passeios), assim que chegamos ao aeroporto, já tinha um motorista à nossa espera para nos levar até o hotel.

Ficamos hospedadas no hotel Galerias, localizado no centro de Santiago. O hotel é próximo à lojas, casas de câmbio, metrôs e restaurantes. Além da localização, o hotel é maravilhoso, pois conta com diversos serviços como restaurantes, bares, lavanderia, entre outros.

Não é aconselhável utilizar o telefone do hotel, pois as ligações custam muito caro. Sempre que a saudade apertava, nós íamos até uma cabine telefônica que ficava no metrô e bem próximo ao hotel para fazer as nossas ligações, custa muito barato. Vale a pena!
Hotel Galerias

A moeda mais utilizada no Chile é o peso chileno. Porém, muitos estabelecimentos e ambulantes, aceitam dólar e real.

Chegamos à Santiago de manhã e logo á tarde fizemos o city tour , esse serviço é importante por que conhecemos os principais pontos turísticos e sua localização, facilitando assim a nossa volta aos pontos que achamos mais interessantes e facilita também a nossa locomoção pela cidade. O guia nos surpreendeu nesse passeio, ao nos levar á um mirante e conhecer a cidade de cima. Que vista maravilhosa!

Mirante El Hundimiento

No dia seguinte fomos realizar o nosso maior sonho e principal objetivo no Chile: esquiar na neve. Depois de muitas curvas e vistas exuberantes, chegamos á estação de Ski La Parva.

Preferimos alugar a roupa especializada para a neve em Santiago mesmo, já que o guia nos informou que era bem mais em conta. Custa U$ 50, 00 (calça, casaco, botas e luvas).

Como dito anteriormente, o nosso pacote era completo e nele estava incluso as aulas e os equipamentos de Ski. Mas esquiar não é tão fácil como parece, achei o equipamento bastante pesado e tive dificuldade para me locomover, mas segundo á professora isso é normal. As aulas duram 2 horas e elas são práticas. Com um tempinho praticando tudo vai ficando divertido.

Estação de Ski La Parva
Outra parada obrigatória no Chile é o passeio para as cidades de Vinã Del Mar e Valparaíso. Amamos as duas cidades, mas Viña Del Mar nos conquistou de cara. É muito legal podermos ver animais que nós só conhecemos pelos documentários de TV e desenhos animados, como o pelicano e o leão marinho. E é uma sensação incrível molhar a mão no Oceano Pacífico, a água é muito gelada e é de um azul incrível.

Oceano Pacífico

Em Viña Del Mar tem um Cassino que é muito visitado pelos amantes por jogos. Possui instalações agradáveis, muitas máquinas caça níqueis, jogos de pôquer, entre outros.

Em frente ao Cassino, você encontra carruagens lindíssimas na qual se pode fazer um passeio pela cidade. Esse passeio custa em média U$ 8,00 e é muito divertido.

Passeio de carruagem em Viña Del Mar

Outra coisa interessante para ver em Viña Del Mar é o Moai . (Os Moai foram esculpidos pelo povo Rapanui que viviam na Ilha de Pascoa. São gigantescas, tendo cerca de 12 metros de altura.  Eles são esculpidos em pedras vulcânicas e possuem diversos mistérios em torno de sua origem e significado: como esculpiram,  quem esculpiu,  como levaram peças tão pesadas a pontos tão distantes da ilha,  o que significam,  etc.)

MOAI

Valparaíso também tem seus atrativos e uma feirinha que vende souvenir , ideal para quem quer comprar mimos para seus parentes e amigos. Gostamos muito do passeio de barco pelo Pacífico, pois a vista é linda.

A noite de Santiago é animada e fomos  ver de perto essa badalação. Precisamos pegar táxi para ir ao Pátio BellaVista e é bem barato, custa em média U$ 7, 00.

Lá possui vários bares e restaurantes e aproveitamos para provar o pisco. O pisco é como se fosse a nossa cachaça e é utilizado em vários drinks, um dos mais conhecidos é o pisco sour, uma espécie de caipinha. Na grastronomia, os frutos de mar e a carne de cordeiro ganham destaque.

Falando de pratos tão requintados, nada melhor que um bom vinho para acompanhá-lo, já que a principal bebida do Chile são os seu vinhos. E é por essa razão que fomos á vinícula Concha y Toro. Lá tem um tour maravilhoso que nos mostra a plantação de uvas de vários tipos e o armazenamento de vinhos nos tonéis.

Achamos interessante a Lenda do Casilleiro del  Diablo, que conta que naquele lugar o vinho é protejido pelo próprio. Além disso, aprendemos como degustar o vinho.

Casillero Del Diablo

Em termos de compras, os produtos não são baratos em Santiago e é preferível comprar no Duty Free.

Na volta pra casa, podemos admirar a Cordilheira dos Andes pela janela do avião e com certeza restará muita saudade.

Santiago, eu indico sempre!