terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cidade do México – Um passeio inesquecível pela história e cultura


A oportunidade de conhecer o México veio através de uma campanha de vendas onde fomos premiados pela Flytour e TAM para conhecer a Cidade do México, destino que está atualmente entre as rotas operadas pela TAM. Quando recebemos a notícia não tive dúvidas: Essa eu vou!! Na verdade era um sonho antigo conhecer esse país, pois aprecio a história e cultura, sem deixar de lado a apimentada culinária.


 Bem vindo ao México!!
Dia 18/09 embarcamos com destino à São Paulo para a conexão. O avião era um Airbus 330 bem confortável, com telas individuais e uma boa programação de entretenimento, especialmente os filmes, assisti 3 durante a viagem. O voo sai às 09h25 de Guarulhos e chega às 17h horário local da Cidade do México, aproximadamente nove horas de voo. A diferença de fuso horário é de 2hs a menos durante esse período em que está no horário de verão. Escurece às 20h e amanhece quase 7h da manha.

Um desembarque tranquilo, porém, o sistema de imigração e segurança sãobem rígidos até a chegada ao saguão do aeroporto, digno de quem faz fronteira com os Estados Unidos. É importante saber que não é permitido tirar fotos ou falar ao celular até chegar ao saguão, uma amiga bateu foto e logo veio uma policial e a fez apagar. Chegando ao saguão,encontramos nosso guia que nos acompanhou durante toda a viagem, Jaime (pronuncia-se Raime).

Aqui fica a primeira dica: vale à pena cambiar dólares por pesos mexicanos no aeroporto, prática um tanto incomum em outros lugares do mundo, porém foi um dos melhores câmbios que conseguimos.Trocamos um dólar por doze pesos e cinquenta centavos (1USD=12,50MXN), convertendo isso em reais, considerando um câmbio de compra de dólar a dois reais e dez centavos, temos que cem pesos mexicanos valem dezessete reais aproximadamente (100MXN=R$ 17,00). 

Seguimos na van para o hotel, pois o trâmite de desembarque foi de aproximadamente uma hora e meia. A primeira impressão é de uma cidade muito grande, com trânsito um pouco complicado, porém bastante limpa e arborizada. Com quase 20 milhões de habitantes é considerada uma das mais populosas do mundo e parece mais com São Paulo que Nova Iorque em termos de organização. O idioma falado no México é o espanhol, mas a comunicação flui normalmente com a fala mais pausada.

Durante o percurso até o hotel Best Western Zona Rosa podemos ver vários monumentos e parques, e este é um ponto que chama bastante atenção durante todos os trajetos. Ficamos em uma região chamada Zona Rosa, que é bem próxima do centro financeiro e cercada por várias avenidas importantes que cruzam toda a cidade. Outro ponto a destacar é o policiamento. São muitas viaturas passando a todo momento com vários policiais armados de fuzis e metralhadoras, porém não vimos nenhum incidente de violência. O motivo do policiamento tão ostensivo é a guerra contra o narcotráfico.  A Zona Rosa é um bom local, que recomendo para ficar hospedado, além de outros hotéis próximos à Avenida Reforma.

 Tacos no restaurante Tenampa
Com muita vontade de saborear um taco procuramos um local bem tradicional e achamos a Plaza Garibaldi que na verdade é um ponto de encontro dos “mariachis”. São figuras tradicionais do México que cantam e tocam nas mesas de bares e restaurante que ficam arredor da praça. Muito bem vestidos e educados, sempre pedem permissão para tocar na mesa.Uma comida muito gostosa e bem típica com uma autêntica cerveja Modelo Negra mexicana (umas das mais gostosas de lá) ou uma bela tequila no restaurante Tenampa, que parecia ser um dos mais organizados. A comida no México não é cara, na maioria dos locais um bom prato custa uns 120 pesos, a cerveja 35 e a água em torno de 15 pesos. O taxi do hotel custa em torno de 150 pesos, porém é seguro pegar táxis comuns que vão custar 100 pesos. 
Praça Garibaldi com os Mariachis
No outro dia cedo partirmos para Taxco distante duas horas e meia por uma estrada bem cuidada e privatizada com pedágios. Saímos dos 2.400mts de altitude da Cidade do México, subimos até 3.100mts e depois descemos para os 1.500mts de altitude, onde encontramos a pequena cidade que se destaca pelas belas joias de prata e por ser uma cidade bem histórica com ruas estreitas de calçamento. Logo na entrada uma parada num ponto de venda de jóias, onde pudemos conhecer um pouco da história do local e da prata, além de ensinarem como reconhecer a prata legítima 925 que significa 92,5% de prata e 7,5% de liga metálica. Aqui uma curiosidade: antigamente usavam prata com liga de cobre e por isso ficava preta com o tempo, agora misturam com o zinco que não muda de cor. Também o processo de separação da prata na pedra era através do fogo e atualmente usam produtos químicos para o manuseio.

 Igreja de Santa Prisca em Taxco
Além de comprar prata a preços muito acessíveis e as mais variadas peças fabricadas, conhecer um pouco da história da colonização mexicana visitando a Igreja de Santa Prisca é um passeio que não pode deixar de ser feito, pois a beleza e os detalhes da arquitetura barroca misturada com a neoclássica impressionam!A cidade caracteriza-se pela história e arquitetura das casas antigas e predominantemente de cor branca e bem cuidadas, além dos vários fuscas (táxis) que vão e vem a todo instante nas subidas e descidas sem nenhuma ordem de tráfego. Se tiver tempo vale a pena um pequeno passeio de van ou fusca por 5 pesos para conhecer melhor o local. A indicação de hotel é o Monte Taxco que fica no ponto mais alto da cidade. Para chegar lá, precisamos pegar um teleférico onde pudemos desfrutar de uma vista maravilhosa. O clima bem agradável e uma comida bastante apetitosa deixam a noite mais aconchegante. 




Ruas e arquitetura de Taxco
 Interior da Igreja de Santa Prisca

No dia seguinte seguimos para Acapulco, que fica a mais 4 horas de estrada, onde ficamos por dois dias. A cidade é dividida em três regiões, sendo uma onde não existem hotéis na orla, outra com a rede hoteleira e comercial e uma mais afastada considerada a “Nova Acapulco”. Fizemos um passeio de barco no fim da tarde, onde pudemos passear pelo litoral ao som de músicas mexicanas bem animadas e com bebida livre. Nada luxuoso, porém um passeio interessante para conhecer um pouco do mar do oceano pacífico e as casas dos famosos. A rede hoteleira está um pouco ultrapassada e antiga, por isso é preciso ter bastante cuidado ao escolher um hotel para se hospedar. Acapulco passa por um processo de revitalização e o governo vem fazendo investimentos para que volte aos bons tempos que já viveu a famosa cidade mexicana dos anos 70, hoje bem mais frequentada pelos mexicanos que procuram a praia e um pouco de diversão. Aconselho a ida para a parte mais nova da cidade onde ficam os novos resorts, lojas sofisticadas e campos de golfe.

Pirâmide Sol em Teotihuacan


Pirâmide Lua em Teotihuacan
Retornando de Acapulco fomos às famosas pirâmides da cidade de Teotihuacan, que fica há uma hora da cidade do México. Este é um passeio que não pode deixar de ser feito, pois a beleza do local contagia e nos faz voltar uns 3.000 anos no tempo quando ali existia uma civilização muito bem organizada econômica e politicamente. Várias esculturas de pedra “Oxidiana” com réplicas das que eram feitas na civilização antiga nos remete à história de um povo que ali morou e pouco ainda se sabe após a descoberta do parque arqueológico. A dica é ir de tênis e com um bom tempo livre para tirar fotos e subir os quase 260 degraus da pirâmide Sol, a maior delas. No local existe um restaurante com comidas bem regionais estilo buffet por USD 12,00. É também uma excelente oportunidade para comprar esculturas de pedra Oxidiana, réplica de máscaras dos imperadores e outros lindos souvenires desse tipo. Existem vários vendedores desses objetos e a ordem é negociar. Começam pedindo 600 pesos e depois vendem a mesma peça por 200 pesos ou menos! Sem dúvida é o melhor local para comprar esses artigos, porém não compre prata, pois certamente será falsa.


Escultura de pedras Oxidiana
Esculturas de pedras Oxidiana


Outra visita que é obrigatória é a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Existem duas igrejas sendo uma mais recente. No local é possível comprar terços, camisas, chaveiros, presentes e souvenires. 


Igreja antiga de N. S de Guadalupe



Monumento na Av. Reforma
De volta à cidade do México fizemos um city tour muito interessante e que recomendo que não seja desses panorâmicos, pois a cidade oferece visitas imperdíveis! O centro histórico é um lugar fascinante que merece uma bela caminhada onde horas seriam necessárias para conhecer a história desse lugar onde os astecas foram os primeiros habitantes e fizeram de lá o centro do seu império. Durante a colonização espanhola a cidade foi destruída e reconstruída com influências europeias que se conservam até hoje muito bem restauradas. É um lugar que encanta pelo aspecto cultural e histórico, pois cada canto da cidade respira uma batalha ainda recente na mente dos mexicanos. Inúmeros monumentos lembram a todo o momento o embate das duas culturas e fazem uma miscigenação de influências: hora do reinado asteca, hora da colonização espanhola. 

Antigo mapa da cidade Asteca

Altar da Catedral no
Centro Histórico 
da Cidade do México
A Catedral é o ponto alto dos monumentos com 14 capelas e dois altares, praticamente tudo é revestido de ouro. Museus, praças, parques e prédios antigos tombados pela Unesco dão o ar de cultura do local. A Avenida Reforma é cravejada de monumentos belíssimos, que lembram a cada quarteirão que a história do povo mexicano é de luta. O sentimento nacionalista fica evidente através da bandeira mexicana presente em quase todos os locais, inclusive em várias casas e nos altares das igrejas. Outra avenida que dá nome ao parque Chapultepec é uma das maiores cortando praticamente toda a cidade. O museu de arte moderna, de história natural, de ciências, tecnológico bem como vários outros da cidade merecem destaque e tempo para conhecer. Recomendo pelo menos cinco dias nesta cidade para dar um passeio pela história do México e da civilização humana.


 Interior da Catedral no Centro Histórico da Cidade do México

Não deixe também de experimentar as condimentadas comidas mexicanas como o taco, farritas, nachos, quesadilhas, quase tudo sempre acompanha o creme de feijão, muitas verduras, abacate e bastante condimento, além da saborosa pimenta que não é muito forte e sempre vem a parte. Outra boa dica é não trocar todos os dólares que levar, pois vários locais e alguns restaurantes, aceitam dólar por um câmbio muito bom. Sempre pergunte quanto está o cambio e veja se vale a pena pagar em dólares ou pesos.

Tacos e Nachos


Espero que tenham sentido um pouco do gostinho dessa cidade cheia de história, cultura e monumentos que valem a pena conhecer!  

 Altar secundário da Catedral no Centro Histórico da Cidade do México


2 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo, fiquei emocionada em ver o cuidado e o carinho que teve em compartilhar sua experiência.
Você é não somente um grande parceiro comercial, mas é um parceirão de viagem! beijo LORENA FLYTOUR

Idê Maciel disse...

AH da próxima vez me leva na mala... Adorei tudo. Viajei com você.

Postar um comentário

 
;